Sobre mim

Sou uma terapeuta muito pé no chão com relação à terapias integrativas

Missão

Minha missão é ajudar outras pessoas por meio das práticas integrativas e complementares a ter uma vida mais saudável, com foco em melhorar o bem estar e auxiliar no autoconhecimento, dar autonomia para que aprendam a se observar e se cuidar em níveis cada vez mais profundos e trazer informações confiáveis com relação às terapias naturais.

Valores

Parto do princípio de que todos tem o direito a ter acesso à informações confiáveis relacionadas às terapias naturais e ao autocuidado, por isso pauto meu trabalho nos estudos científicos e também nas medicinas tradicionais, principalmente a medicina Ayurvédica ( que vem da Índia).


Outra base para o meu trabalho é por o “paciente” como ser ativo em seu processo de cura e de autoconhecimento, claro, de acordo com suas possibilidades e levando em conta suas limitações também. No caso, ele se torna um “interagente” no seu processo junto a mim.


Me pauto muito na ideia de “fazer o possível” no momento em que se encontra, por isso acredito ser muito importante entrar em acordo mútuo do que faz sentido ou não para o interagente por em prática, modificar, manter ou descartar como possibilidade durante seu processo. A conversa aberta e clara é algo que valorizo e tem grande efeito no processo terapêutico.


Meu trabalho se baseia na saúde integrativa, então levo em consideração todos os aspectos que afetam a saúde de quem me procura, por isso faço perguntas para entender melhor o contexto do interagente com relação à sua saúde física, mental, emocional, espiritual, energética, social e ambiental. Respeito, acolhimento e confiança são básicos para qualquer relação saudável, e eles sustentam as interagências. Importante deixar claro: as informações dos interagentes são sigilosas, sua privacidade será sempre respeitada.

Formação

  • Naturologia pela UNISUL (Universidade so Sul de Santa Catarina)
  • Ciências Aromáticas no Tisserand Institute
  • Aromaterapia clínica
  • Naturologia Obstétrica
  • Kashmir Shaivism Yoga na Índia
  • Massagem Ayurvédica e Panchakarma na Índia
  • Nutrição e Culinária Ayurvédica na Índia
  • Cuidados Ayurvédicos na Gravidez e Massagem em Bebê na Índia
  • Reiki

Meu artigo de TCC foi publicado:
The perception of Naturology students from inhaling the pink pepper essential oil ( Schinus terebinthifolius Raddi). Flavour and Fragrance Journal, Wiley. Publicado: 14/07/2021 – http://doi.org/10.1002/ffj.3673

Apresentei minha pesquisa em um Simpósio internacional:
ISEO – International Symposium of Essential Oils (2022 – Polônia)

Um pouco sobre mim

Nasci e fui criada na cidade de São Paulo. Lembro desde nova pensar que “não podia ser só isso a vida”, a vida na cidade grande deixa muito escancarada questões da vida como quanto dinheiro você tem, status social, necessidade de se expressar e ser vista é uma pressão, além da correria do dia a dia, sempre correndo para algum lugar como se todos estivessem atrasados para algo, o medo constante de passar por algum tipo de violência, seja um roubo ou um abuso, as opções limitadas de entretenimento e de contato com a natureza.

Aos 18 anos me mudei para o sul, onde estudei Naturologia na UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) por 5 anos, o curso tem duração de 4, mas optei por pegar menos matérias em alguns semestres e acabei estendendo 1 ano, o que foi ótimo porque pude aprofundar mais nas matérias e no meu TCC.

Na faculdade aprendi muito sobre a vida e sobre mim mesma, foi uma época cheia de acontecimentos, apesar de enquanto estar vivendo parecer nunca terminar. Entrei em contato com tanta informação nova, cada medicina falando várias coisas que eu devia mudar na minha rotina e fazer diferente, muitas coisas muito fora da minha realidade naquele momento. Essa grande mudança, sair da casa dos pais, ir morar à 13 horas de ônibus de São Paulo, além de entrar em contato com todas essas informações antes desconhecidas por mim, fez eu criar maturidade e aprender a me cuidar, escolher melhor o que cozinhar, o que comer, o que fazer, o que deixar de fazer, o que fazia bem e o que não… mas fui aos poucos. Precisava fazer sentido para mim e precisava ser algo que eu realmente pusesse em prática… de um em um, fui mudando meus hábitos, e ainda estou nesta mudança! Uma coisa que não me faz bem é exigir de mim algo que não posso entregar! Mudar hábitos é uma tarefa que exige muitas partes de si e do ambiente em volta também. Aprendi a tornar esse processo mais leve de lidar.

Nessa época dei de cara com a espiritualidade também, e foi quando eu criei toda uma imagem ilusória desse mundo e das pessoas que estão nele. Lembro muito bem do dia em que a ilusão caiu e voltei à terra, “é todo mundo ser humano”. Existe muita confusão e mistura de espiritualidade com as terapias integrativas, e podemos nos perder de vez em quando, eu mesma caí em vários “contos do vigário” por simplesmente ter caído de cabeça em um mundo desconhecido, eu era ateia antes de entrar na faculdade, para você ter uma noção. As terapias também tem isso, no decorrer da faculdade fui da “desconfiada” para “imersa em tudo” para mais “pé no chão”. Gosto de me basear nas pesquisas científicas, experiências clínicas e nas medicinas tradicionais com milênios de práticas, sempre questionando as informações que chegam até mim e estudando mais e mais.
Já comecei fazendo atendimentos individuais e algumas vivências em grupo já na época da faculdade.

Depois da faculdade, voltei para São Paulo por alguns meses, onde trabalhei com a Naturologia e com massagem em um Spa. De lá voei para a Europa, e trabalhei em alguns spas diferentes e em uma clínica de massoterapia por 1 ano, e também atendendo com a naturologia.

Entendo como essas mudanças de lugar interferem diretamente na nossa saúde física, mental, social… vivi isso e também me cuidei a partir disso para me manter no meu caminho, assim como busquei ajuda de outros profissionais durante toda a minha caminhada desde criança. Sempre aplicando as terapias e as recomendações em mim e em quem veio à mim buscando ajuda. Ver os resultados é o que me faz seguir nesse caminho.

O meio das práticas integrativas é um (ou mais de um) universo imenso, requer muito estudo e aprofundamento, e eu sigo estudando dia a dia para expandir minha base teórica e entregar cada vez atendimentos mais transformadores e poder ajudar de alguma forma as pessoas que chegam para mim. É isso que aquece meu coração e trás sentido para minha vida. Poder trazer uma ajuda seja na forma de uma escuta acolhedora, ou de uma recomendação de autocuidado, ou aplicar diversas terapias para ajudar um corpo doente a se reequilibrar me realiza. Então, em que posso te ajudar? Entre em contato comigo e marque um atendimento!